Conheça a Região Gastronômica e Turística Visconde de Mauá

Conheça a Região Gastronômica e Turística Visconde de Mauá
Rate this post

Se a exuberante natureza local é uma das maiores atrações de Visconde de Mauá, a gastronomia foi o ingrediente especial que deixou a cidade ainda mais irresistível e deliciosa para se visitar. Estrelas é que não faltam nos restaurantes em Visconde de Mauá, sendo a cidade praticamente um reduto de ótimos chefs e uma comida de primeira.

Eles foram se estabelecendo aos poucos e em alguns anos a região ficou famosa por sua gastronomia, valorizando produtos e fornecedores locais. Quem vai para Visconde de Mauá além de se divertir e relaxar, sabe que vai também comer muito bem!Confira então abaixo alguns dos melhores restaurantes em Visconde de Mauá para experimentar.visconde-de-maua-alameda-gastronomica

A Vila de Maringá possui o principal centro comercial de Visconde de Mauá, concentrando o maior número de pousadas, hotéis, lojas de artesanatos e, principalmente restaurantes e bares. A principal rua de Maringá é conhecida com a Alameda Gastronômica, um lugar onde a culinária se estende entre pratos requintados e caseiros.

Os hotéis e pousadas em Visconde de Mauá se instalam em locais onde a natureza prevalece e a praticidade continua possível. Por esses motivos, são escolhidas por casais e famílias com intenção de descansar, se divertir e aproveitar os momentos livres.

História

O nome Visconde de Mauá homenageia Irineu Evangelista de Sousa, barão e depois visconde, que recebeu as terras da região em 1870, como concessão do governo imperial para exploração de madeira, que seria transformada em carvão vegetal. Em 1889, ainda no Império, seu filho, Henrique Irineu de Souza, instalou nas terras um núcleo colonial, formado por famílias de imigrantes europeus. A iniciativa fracassou e a maior parte dos colonos retornou aos países de origem. Em 1908 o governo federal compra as terras de Henrique e cria o Núcleo Colonial Visconde de Mauá, segunda tentativa de receber colonos europeus. Este núcleo acaba extinto em 1916.

Veja também  Cursos para aprender gastronomia em 2017- Se prepare para o mercado de trabalho

Algumas famílias alemãs permaneceram em Visconde de Mauá e, a partir da década de 1930, começaram a receber parentes e amigos vindos da Europa, iniciando a atividade turística na região. Nos anos 60, era famoso o Hotel Casa Alpina, hotel pioneiro junto com o Hotel Bühler. Na década de 1970, a vila de Maromba foi descoberta pelos hippies e, a partir dos anos 1980, começou a se tornar um dos destinos de montanha preferidos de turistas do Rio de Janeiro e São Paulo.

Uma curiosidade é que Irineu Evangelista, o visconde de Mauá, caçava na região que hoje leva seu nome.

Restaurantes Conceituados na Região

Gosto com Gosto, cozinha mineira com toque artesanal

Quem aprecia a arte de comer, seguramente vê a comida mineira como uma das melhores facetas da nossa cultura. É obrigatória então uma passada no restaurante Gosto com Gosto, da chef mineira Mônica Rangel. O diferencial é o forno a lenha, o cozimento em baixa temperatura e as linguiças da casa feitas de maneira artesanal.

Rosmarinus Officinalis, cozinha do campo com sabor italiano

Quem segue do centro de Mauá para Maromba ou Maringá vai passar em frente a uma das opções mais sofisticadas da região – o restaurante Rosmarinus, do chef Julio Buschinelli. Instalado em um casarão antigo reformado e em uma área bem verde ao lado do rio, o local é extremamente aprazível para um almoço ou jantar.

By | 2018-06-24T21:19:47+00:00 maio 18th, 2018|Negocios|